Notícias

O câncer de mama e do colo uterino tem cura?

O câncer de mama e do colo uterino tem cura?

Em vários atendimentos em meu consultório e nas palestras ministradas por mim em diferentes instituições sempre me questionam: pode-se evitar o câncer de mama? O câncer de colo uterino tem cura? 

 

Diante dos avanços da medicina e da minha experiência como médico ginecológico eu posso afirmar que os tipos de câncer acima citados podem sim ser curados, caso haja o diagnóstico precoce.

 

Por exemplo, o câncer de colo uterino provocado pelo vírus HPV pode ser evitado através do exame da colposcopia e da citologia oncótica (papanicolau - preventivo), os quais conseguem visualizar de 7 a 10 anos de antecedência sinais no colo uterino que podem transformar-se em câncer.

 

Quanto ao câncer de mama, ele é invisível no seu início e neste estágio da doença, pode ser curado. O diagnóstico precoce da doença é possível através do exame da mamografia e/ou ultrassonografia mamária. É válido salientar que o referido câncer tem aspectos hereditários. Fica claro que mulheres com familiares portadoras de câncer de mama precisam ser mais vigilantes.

 

Através da nossa clínica trabalhamos cirurgias relacionadas ao câncer de mama, útero, ovários, vulva, etc. com a participação do Dr. Cadete (mastologista e oncologista), o qual também é médico no Hospital do Câncer Napoleão Laureano.

FACEBOOK

INSTAGRAM

YOUTUBE